HipHop de 1988 a 2022 Em Angola Segundo Sixckim

Segundo o artísta Sixckim, a nossa maior riqueza em Angola são as pessoas, o tempo é uma energia não renovável assim como os momentos únicos da vida. A lista abaixo tem um dos maiores acervos da música angolana. Leia e viaja no tempo com estas lindas efemérides separadas em 5 décadas de 1988 a 2022, relembradas pelo magnífico Sixckim.

DÉCADA DOS ANOS 80

(1) Década 80 - Paulo Kumba, e amigos (provavelmente o Robot Street) apresentam ao grande público o Break-Dance no maior show em Luanda no Cine KarlMax.
(2) Década 80 - Programa Yo! Mtv Raps dos EUA influencia Sixckim (1988) que já assistia diáriamente o canal de música MTV a escrever músicas.
(3) Década 80 -Sixckim (14 anos) colabora com a Professora Rosa Roque e professor Sacaneno em evento infanto-juvenil de música e dança organizado em Brazaville pelo seu pai que era Adido Cultural na embaixada de Angola.

DÉCADA DOS ANOS 90

(4) Década 90 – Sixckim partilha momentos de Jam Session (improvisos) e freestyles em Luanda com a Ebony Squad no Largo Serpa Pinto, Sianouk da Martal na Maianga, Os Afroman (Mumú) no Alvalade, Os Zippy no Martires, Os Duplo V na Terra Nova e Bairro Popular, Mavy Man na Marginal. Tudo isto andando a pé.
(5) Década 90 – Destaca-se o grupo GC unity(Ghetto & city Unity) com Kool Kleva Prince Wadada e Gangsta Du.
(6) Década 90 – Grupo SSP (Big Nelo, Djeff Brown, Paul G, Kudi) torna-se no primeiro grupo main-stream international angolano com o projecto 99% de Amor.
(7) Década 90 -Mr Paul o produtor musical formado em Cuba grava as músicas da maior parte dos rappers angolanos no bairro da Terra Nova.
(8) Década 90 - Miguel Neto passa a apresentar o programa Televisivo de música internacional Explosão Musical na TPA (Televisão Popular de Angola) e passa novidades de Rap dos EUA e outros países.
(9) Década 90 -Realização de encontros e ensaios de Rap no prédio do Rio Seco na Maianga com Sixckim, Yuri Fantomas, Cláudio e mais outros...
(10) Década 90 - Grupo Duplo V (Udibudgi e Debate Bee) cria a primeira música de intervenção social (Economia) e o primeiro grande projeto musical entre Rappers e cantores de Semba. É um record que ainda não foi superado.
(11) Década 90 – Grupo Conciência Activa destaca-se como o primeiro grupo a cantar Rap em kimbundo.
(12) Década 90 – Eliei destaca-se como B-Boy em Benguela no grupo RANGERS
(13) Década 90 – Rapper Nina Harley destaca-se entre várias mulheres como uma das primeiras a fazer Rap em Angola.
(14) Década 90 – Ngadiama Wakanbasonhe e Mestre Nanhi Wamguimono destacam-se como fundadores do grupo Pobres 100 Culpa.
(15) Década 90 - São organizados vários encontros entre rappers nos bairros da Maianga, Palanca, Cazenga e outras partes de Angola.
(16) Década 90 – Rapper Sixckim passa a fazer freestyles nas ruas de Luanda a pé, percorrendo os bairros da Maianga, Cassenda, Prenda, Katambor, Shaba, Ingombota, Bairro Azul, para qualquer grupo de pessoas na rua e nas filas (bichas) de clientes nas padarias.
(17) Década 90 - Hochi Fu réune vários rappers na Maianga e torna-se mentor dos mesmos como o rapper Makas e outros...
(18) Década 90 – Atitude T destaca-se como membro fundador do grupo Soldados de Rua.
(19) Década 90 -Mr Paul organiza um dos maiores shows de HipHop em frente ao instituto Makarenco em Luanda usando como palco um atrelado de camião. Sixckim esteve presente.
(20) Década 90 - São organizados encontros de rappers na Vila-Alice no quintal da casa do produtor Nel-B, alguns encontros coordenados pelo Rasta Dread Josef. Sixckim esteve presente.
(21) Década 90 - Rapper Jaja Pessoa aperfeiçoa o uso do flow no Rap em Angola
(22) Década 90 - Grupo Anonimaz cria programa de Rap a Éra do HipHop na Rádio LAC.
(23) Década 90 – Artísta Simimi Ni Moyo destaca-se no Rap-game como artísta multifacético
(24) Década 90 – Alguns poucos membros da comunidade Rasta criam mais intercâmbios com a comunidade HipHop com palestras, promovendo conhecimento sobre África, a leitura, alimentação vegetariana mais saudável e recrutam novos membros.
(25) Década 90 – Primeiro grande debate de Rap na rádio, entre os grupos SSP e Anonimaz.
(26) Década 90 – Grupo Zippy (adolescentes de +/- 14 e 15 anos) composto por (27) Dabullz e Djezza destaca-se na TPA com as músicas Abracadabra e Menor Abandonado, tendo como mentor o rapper Nel Boy Dastha Burtha
(28) Década 90 – Rappers Eugénio, Nekruma Beia, Sixckim criam o grupo Os Quimicos. Sixckim conhece Nkuma Beia por intermédio do seu vizinho Cláudio enquanto ensaiavam Rap no terraço do prédio do Cláudio em 1995.
(29) Década 90 – Rapper Lindo Bucha do Bairro Azul destaca-se como co-fundador do grupo Os Delícias.
(30) Década 90 – Rappers Gutto, Makkas, Bambino e Dj KJB, destacam-se como fundadores do grupo Black Company e com o grande projecto Rapública.
(31) Década 90 – Cantor Eduardo Paim criador do subgênero musical Kizomba canta Rap na música Rosa Baila.
(32) Década 90 – Mavy Man destaca-se como produtor excelente. Sixckim conhece Mavy Man por intermédio do rapper Eugénio dos Delicias.
(33) Década 90 – Mondlane destaca-se como rapper em Luanda.
(34) Década 90 – Produtor Bruno de Castro dinamiza a produção da música moderna em Angola usando material de alto padrão na altura.
(35) Década 90 – Grupo Esquadrão 8 torna-se popular no seio da juventude angolana com a música Põe a mão no Ar. 
(36) Década 90 – Rapper Eliei inventa a TARRAXINHA em 1997.
(37) Década 90 – Grupo SSP destaca-se novamente e com o projecto Odisseia
(38) Década 90 – Cantora Sweet Mary da zona do CODEM (Maianga) destaca-se como corista dos SSP. Sixckim conhece Sweet Mary por intermédio do rapper Mateus o irmão menor da cantora.
(39) Década 90 – Lord Mobacare destaca-se como co-fundador e produtor do grupo Killa Hill na África do Sul
(40) Década 90 – Heavy C destaca-se como produtor em Angola
(41) Década 90 – Nkruman (Anonimaz) destaca-se como produtor. Sixckim conhece Nkruman por intermédio do rapper Eugénio dos Delicias no bairro Alvalade.
(42) Década 90 – Eliei destaca-se novamente e como produtor (criador do primeiro grupo de Rap em Benguela)
(43) Década 90 – Rapper Negro Bué destaca-se como co-criador do projecto ABXTRATO com o seu grupo (NSPJ), Cross Digga (Anonimaz), Heavy C.
(44) Década 90 – Grupo Killa Hill actua no concurso de Miss comunidade Angolana da na África do Sul em Joanesburgo com Manjary, Lord Mobacare, Sixckim, Ali Baba, Yuri Smallz. Foi o primeiro grupo angolano a participar de um evento oficial na África do Sul. Sixckim conhece os Killa Hill por intermédio do seu colega e amigo René Correia e do rapper Kieza em Joanesburgo em 1998.
(45) Década 90 – Rapper Abdiel destaca-se como co-fundador do grupo Os Absolutos com Corleone e Ruzenox em Angola.

DÉCADA DOS ANOS 2000

(46) Década 2000 – Dj Ti Pilades, Kessy Kelly e Moisés Luis tornam-se nos maiores impulsionadores do Rap-game nas Rádios em Angola. Dj Ti Pilades é primo do rapper Sixckim.
(47) Década 2000 - Música de Sixckim "Vida Urbana" com Videoclipe filmado na África do Sul muda para sempre a métrica e a escrita do Rap feito em Angola.
(48) Década 2000 - Sixckim lança o grande projecto álbum Luz E Som (em 2001) com participação de Mizchief (Zimbábue), Prototype (Angola), Vernon (África do Sul), Mella (Moçambique), produtor Ivo Dos Ramos (Portugal).
(49) Década 2000 – Grupo Click LV com Yuri Fantomas, Lil G e outros destaca-se no Rap-game. Yuri Fantomas é primo da parte de pai do rapper Sixckim.
(50) Década 2000 – Rapper Exkal Shyne (Mr. Enigma) destaca-se a partir da Maianga como membro fundador da Rowm Squad, da Infinite Crew e com o projecto O Diário. O irmão mais velho do Exkal Shyne o Tó Zé é contemporâneo do rapper Sixckim.
(51) Década 2000 – Criação de novo grupo Os Puro Style é a fusão de dois grupos SSP e os O2 (antigo NsexLove). 
(52) Década 2000 – Grande show de Puro Style em Braamfontein na cidade de Joanesburgo(África Do Sul), com convidados especiais Sixckim e o grupo Killa Hill.
(53) Década 2000 – Show alusivo ao dia da independência de Angola organizado por DJ MALVADO em Pretória (África Do Sul), com convidados especiais o rapper Sixckim e o grupo Killa Hill. Dj Malvado e Sixckim conheceram-se no Cyber Café do Didos em Pretória quando a música Vida Urbana estava tocando o Dj Malvado perguntou de quem era a música e o Didos apresentou os dois.
(54) Década 2000 – Concurso de Miss comunidade Angolana na África do Sul em Pretória na presença do Embaixador de Angola, com convidados especiais Sixckim, Chobi, Tchissica, Killa Hill...
(55) Década 2000 – Novo programa de Rap criadoꓽ Big Show Cidade com Big Nelo, Phather Mack, Kool Kleva, Disco B... Sixckim conhece Big Nelo (1996) na Zona verde da Maianga quando estava a caminho do PUNIV aonde os dois estudavam.
(56) Década 2000 - Novo programa de Rap apresentado pelo Jornalista Paulino Mendes na rádio nacional.
(57) Década - 2000 Grupo Genesis (Action Nigga e Punidor) torna-se mais conhecido com campanhas de sensibilização na TPA. Os Genesis conheceram Sixckim por intermédio do jornalista Paulino Mendes que na altura tinha um programa de Rap.
(58) Década - 2000 O grupo MESS (Sílvio, Sayene, Áurio) rompe barreiras com um álbum de qualidade produzido em Portugal pela No Stress de Gutto e Boss AC e quebra o domínio comercial em Angola da editora Vidisco com o grupo SSP. Os MESS conheceram Sixckim em Joanesburgo por intermédio de Lord Mobacare que era o produtor do grupo Killa Hill na altura.
(59) Década 2000 – Grupo Warrant B destaca-se com o projecto Perfil Adequado
(60) Década 2000 - Grupo KillaHill anima as ruas em Angola com novo projecto 1° Episódio
(61) Década 2000 – Rapper Grande L (Leonardo Wawuiti) lança o projecto Basicamente Simples com a participação de Sixckim na música Briza. Grande L conhece Sixckim na Maianga (1995), viviam no mesmo bairro.
(62) Década 2000 - Primeiro grande show dos MESS um dos maiores e mais simbólico Show de Rap no Cine Karl MAX o artísta escolhido para fazer a abertura do SHOW (organizado pelo Kayaya) foi o rapper Sixckim. (Obrigado MESS !)
(63) Década 2000 – Army Squad destaca-se no Rap-game com a música Os Amigos
(64) Década 2000 – Army Squad investe mais qualidade nas músicas com o engenheiro sul-africano Mike e promove a noção de masterização a mais artístas angolanos. Na altura o Eliei era a única grande referência de mistura e masterização em Angola, continuou tendo sucesso e trabalho.
(65) Década 2000 – Rapper Guardilha que vivia no mesmo prédio aonde vivia o Sixckim, destaca-se nas ruas da Maianga. O seu irmão mais velho Ouvido é o contemporâneo de Sixckim.
(66) Década 2000 – Rapper Kadaf (Kallibrados) destaca-se nas ruas da Maianga forma laços de amizade com Guardilha. A casa da mãe do Kadaf é a frente do prédio do Sixckim no lado oposto da estrada.
(67) Década 2000 – Rapper B Weizer que era vizinho de Sixckim, destaca-se nas ruas da Maianga. O seu primo mais velho Vasco é o contemporâneo de Sixckim.
(68) Década 2000 – Rapper Tuly que era vizinho de Sixckim, destaca-se nas ruas da Maianga. O seu mais velho Vasco é o contemporâneo de Sixckim.
(69) Década 2000 – Rapper Obie (Zona 5) destaca-se nas ruas da Maianga e tem uma relação de amizade com Guardilha, B Weizer,Tuly e Girinha.
(70) Década 2000 – Rapper Girinha destaca-se (ajuda de Kadaf dos Kallibrados) com o lançamento do projecto Ressurreição na Maianga no campo de basket do Orlando Magic localizado no prédio aonde vivia o rapper Sixckim. O irmão mais velho o Aureo (grupo MESS) é o contemporâneo de Sixckim.
(71) Década 2000 – Rapper Donna Kelly destaca-se com projecto Salve-se Quem Puder e a música Full Time.
(72) Década 2000 – Organização do primeiro grande show da produtora Bué  D'Beats.
(73) Década 2000 - Marita Venus é a primeira grande rainha do Rap-game Mainstream angolano, mas abandona subitamente os palcos. 
(74) Década 2000 – Rapper Negro Bué destaca-se novamente e com a música Um Beijo.
(75) Década 2000 – Rapper Gomez torna-se na fébre musical mais rápida com a música Levanta o Som (com Sandocan) e o projecto Vêem me Agora.
(76) Década 2000 – Aires no Beat destaca-se como produtor de Anselmo Ralph em dois projectos do mesmo, lança o artísta Mylson, produz para Zona 5, Killa Hill, Nsoki e muitos mais...
(77) Década 2000 – Agente e promotor Sinídio destaca-se como um dos melhores agentes de músicos em Angola. Foi o agente que acompanhou Anselmo Ralph na África Sul para gravação do primeiro álbum. Passaram necessidades juntos e triunfaram.
(78) Década 2000 – Grupo Wonderfull One destaca-se com o projecto Polémica
(79) Década 2000 – Phather Mack destaca-se novamente e com o projecto Sangue, Suor e Lágrimas
(80) Década 2000 – Nguabi Montel (Gingas do Maculusso) destaca-se como produtor multifacético, co-produz com Aires no Beat a música Super Homem de Anselmo Ralph, produz para Heavy C, Sandocan, Sixckim e muitos mais...
Nguabi Montel e Sixckim formaram laços de amizade em Pretória na África do Sul enquanto eram estudantes.
(81) Década 2000 – Rapper Sandocan destaca-se novamente e com o projecto Tubarão Branco
(82) Década 2000 – Casa…



 

Share on Google Plus

About Ditox Produções - O Blog das 9dades

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário